Skip To Main Content

Promovendo bolsas pela diversidade no BrazilJS

Posted by Leo Balter

Jul 29 2015

Na Bocoup, nós acreditamos que bolsas de estudo são uma forma eficaz para promover uma comunidade de tecnologia mais diversa e prover suporte direto para grupos subrepresentados em seus eventos. Neste ano, começamos a oferecer bolsas de estudos pela diversidade – em inglês: Diversity Scholarships – nos eventos que organizamos, tais como OpenVisConf, CSSConf e TXJS.

Com essa ideia em mente, fomos além da América do Norte para trazer o programa das bolsas pela diversidade para a América do Sul, começando pela conferência BrazilJS, que se autodenomina como a maior conferência de JS do universo. A conferência acontece em dois dias consecutivos em uma única trilha de palestras sobre JavaScript com mais de mil participantes, e neste ano eles estimam cerca de 1400 participantes.

Eu pessoalmente participei de todas as edições desde 2011. Foi quando eu tive o meu primeiro contato com a Bocoup e conheci colegas que trabalhavam no TC39. Foi lá que também fiz grandes amizades dentro das comunidades JS, e com alguns converso todos os dias. Eu não estaria na Bocoup se não tivesse participado. Logo, trazer as bolsas de estudo pela diversidade para a BrazilJS é forma significante de retribuir para toda a comunidade JS.

O processo começou com o anúncio no site da conferência, e uma colaboração incrível da comunidade. Vários membros das comunidades de desenvolvimento no Brasil tuitaram sobre o programa e o nosso amigo Leo Beto Souza escreveu um artigo super bacana com as suas reflexões sobre porque programas como as bolsas pela diversidade importam.

O programa de bolsas pela diversidade foi adotado pela BrazilJS 2015 junto com outros programas para promover a diversidade e causar um impacto positivo em toda a comunidade de desenvolvimento no Brasil. O resultado tem sido um grande sucesso e aqui seguem algumas coisas que aprendemos.

Captura de tela da página da BrazilJS Diversity Scholarships

Estatísticas

Tivemos mais de 90 inscrições, onde mais da metade dos inscritos eram elegíveis para a bolsa.

Entre as inscrições, várias pessoas elogiaram o programa. Alguns inclusive desabafaram como eles finalmente se sentiram confortáveis para participar de um evento de tecnologia já que a BrazilJS não apenas oferecia as bolsas pela diversidade, mas também se posicionaram com destaque um Código de Conduta.

Para avaliar as inscrições, nós estabelecemos um grupo diverso de seis pessoas do Brasil. Os critérios de seleção se basearam nas perspectivas únicas que a pessoa beneficiada poderia trazer para a conferência, assim como o quanto a experiência da conferência poderia prover um impacto significativo para essa pessoa. Nós priorizamos pessoas que além de se beneficiarem da participação na BrazilJS também pudessem compartilhar a experiência e valores aprendidos para comunidades subrepresentadas de tecnologia no Brasil.

Os avaliadores fizeram um excelente trabalho e conseguiram selecionar pelo menos três pessoas, as quais conseguimos cobrir as despesas com ingressos para a conferência, passagens aéreas e hospedagem. Foram poucas bolsas que pudemos oferecer, além de ter sido incrivelmente difícil selecionar entre tantas pessoas brilhantes que também mereciam uma bolsa. Esperamos que seja apenas o início e que no futuro mais empresas também patrocinem programas de bolsas de estudos pela diversidade e mais pessoas se inscrevam.

Resultado

Melhorar a diversidade em eventos de tecnologia é um processo longo, mas nós estamos orgulhosos de fazer parte desse progresso no Brasil.

Temos certeza que demos um passo importante para cultivar uma audiência mais diversa na BrazilJS e que este é apenas um de vários passos em uma longa jornada.

Agradecemos muito aos organizadores do evento, a todas as comunidades que atuaram em um papel fundamental ao divulgarem o programa por todo o Brasil, e aos avaliadores que dedicaram seu tempo pessoal junto comigo para apoiar esse processo, incluindo: Andrea Balle, Daniel Filho, Andre Garzia, Dayany Espíndola, Jú Gonçalves.

Posted by
Leo Balter
on July 29th, 2015

Comments

We moved off of Disqus for data privacy and consent concerns, and are currently searching for a new commenting tool.

Contact Us

We'd love to hear from you. Get in touch!